PROJETO DE PESQUISA SEBASTIAO INACIO FERREIRA 2
FACULDADE DE DIREITO CIENCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS – FADE
CURSO DIREITO
SEBASTIÃO INACIO FERREIRA
CRIME DE COLARINHO BRANCO
GOVERNADOR VALADARES
2015
SEBASTIAO INACIO FERREIRA
CRIME DE COLARINHO BRANCO
PROJETO DE ARTIGO CIENTÍFICO APRESENTADO AOS PROFESSORES DOUGLAS GENELHU E GUILHERME, DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSISADE VALE DO RIO DOCE DE GOVERNADOR VALADARES MINAS GERAIS, COMO REQUISIDO DE APROVAÇÃO NA CONCLUSÃO DO CURSO.
GOVERNADOR VALADARES
2015
1. APRESENTAÇÃO
O presente projeto pretende analisar o crime de colarinho branco desde a sua definição por Shutherland, em uma palestra feita na Sociedade Americana de Sociologia, em Dezembro de 1939.
Realizar-se-á uma análise sobre os elementos que constituem o conceito do crime de colarinho branco, adotado por Shutherland, bem como o contexto histórico em que este se instala.
Será analisada Teoria da Associação Diferencial paradigma implantado pelo positivismo criminológico, com método e sistema de conhecimento, o qual inicia-se uma busca científica sobre a causa do delito, baseado num método de observação (dedutivo) tentava explicar o comportamento do criminoso a partir de anomalias biológicas que determinariam a conduta humana, construída por com o objetivo de demonstrar como essa foi utilizada para determinar a etiologia dos crimes de colarinho branco.
Segundo a Teoria da Associação diferencial “o crime não pode ser definido simplesmente como disfunção ou inadaptação de pessoas de classe menos favorecia, não sendo ele exclusividade destas.”
2. OBJETIVO DA PESQUISA
Demonstrar que o crime de colarinho branco é cometido por uma determinada camada importante da sociedade, ou seja, pessoas respeitáveis de alto padrão social, que se difere dos indivíduos comuns que estamos acostumados no dia a dia.
Tem o objetivo também de demonstrar que esse tipo de crime causa danos irreparáveis a sociedade, viola a confiança e está relacionado