Atletismo
As provas combinadas, decatlo para os homens e heptatlo para as mulheres, premiam a resistência e a versatilidade do atleta, que deve ser capaz de praticar e manter-se regular em várias modalidades. As provas seguem uma ordem pré-determinada.
História
O decatlo faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Estocolmo, em 1912. Na época, era disputado em três dias. O antecedente mais antigo do decatlo é o pentatlo, que começou a ser disputado nos
Jogos
Olímpicos da Era
Antiga,
em
708
d.C.
Os Jogos desapareceram, mas o esporte combinando várias provas, nunca deixou de ser disputado no continente europeu. Na preparação de seus guerreiros, os vikings davam extrema importância a uma prova que incluía corridas, luta e arremesso de lanças.
O decatlo, como é conhecido hoje, começou a se desenvolver nos Estados Unidos, trazido por imigrantes europeus. Em 1911, os suecos disputaram um torneio, em Gotemburgo, como um teste para incluir o decatlo na Olimpíada de Estocolmo, em 1912.
O heptatlo, nos Jogos Olímpicos desde Tóquio/64, ganhou a forma atual na Olimpíada de Los
Angeles/84. A primeira prova oficial foi na Alemanha, em 1928, com apenas cinco provas: arremesso do peso, salto em distância, salto em altura, 100 m e lançamento do dardo.
Decatlo é uma modalidade olímpica de atletismo com 10 provas, praticada exclusivamente por homens. Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades:
1º dia
100 metros rasos
400 metros rasos
arremesso de peso salto em distância
salto em altura
2º dia
110 metros barreiras
lançamento de disco
salto com vara
1500 metros
lançamento de dardo
O Heptatlo é praticado exclusivamente por mulheres com 7 provas.
As provas serão obrigatoriamente executadas em dois dias consecutivos, sendo realizadas 4 provas no primeiro e 3 no segundo dia. A ordem das provas também não pode ser alterada. Estas condições são necessárias para que seja reconhecido como prova oficial. 100 metros