cores de segurança
ORGANIZAÇÃO E NORMAS
CORES DE SEGURANÇA
CURSO: ELETROMECÂNICA
TURMA: EM21AN
Salvador
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem objetivo de orientar as pessoas no entendimento e a importância sobre as cores de segurança no ambiente de trabalho
Este trabalho foi baseada nas normas de documentação da ABNT (Associação Brasileira de
Normas técnicas), a qual é a Agência reguladora e normatizadora de publicações técnicas no Brasil através da NBR 7195. Onde esta norma fixa as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos
Esperamos poder contribuir de maneira clara e didática nas instruções a serem seguidas.
RESUMO
As sinalizações e cores servem para identificar as partes da indústria/empresa para prevenção de acidentes. Demais cores como cor de capacetes, macacões são de empresa para empresa visam à caracterização do tipo de atividade do profissional, ou grau de instrução. Também caracteriza empresas que estão realizando serviços terceirizados. Cores de trânsito são regulamentadas pelo departamento de trânsito do estado, assim como as cores que podem ser mudadas em função de regulamentos locais, como o corpo de bombeiros. Todas as cores devem ser adequadas às situações previstas por normas nacionais.
1. Cor na segurança do trabalho
1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
1.4 O uso de cores deve ser o mais