corea
Tema:Religião islâmica e natureza humana
Questão: Qual a visão de ser humano se faz presente na religião islâmica?
O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.
A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos, aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês sagrado dos muçulmanos);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).
Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas.
A base da religião islâmica está no livro chamado Corão ou Alcorão, conteúdo da obra foi revelado por Deus a Maomé. Segundo Maomé, os povos que não têm religião superior devem ser submetidos ao Islâmismo.
Os muçulmanos acreditam na ressurreição dos mortos, no inferno e no paraíso.
A oração no Islã
A oração foi a primeira das adorações instituídas por Deus no Islão, transmitida ao profeta Maomé, através do arcanjo Gabriel. A obrigatoriedade da oração recai sobre:
→ Os muçulmanos
→ Os que atingiram a puberdade
→ Os que gozam de plenas faculdades mentais;
As