Core Radioatividade No Nosso Cotidiano
Lead: Neste artigo será falado sobre a radioatividade no nosso dia-a-dia, seus benefícios e malefícios
Quando falamos em radioatividade, a primeira coisa que vem à nossa mente é algo como bombas atômicas, explosão, lixo tóxico ou armas nucleares. Muitas pessoas fazem a triste associação da radioatividade com apenas coisas negativas, mas a energia nuclear é mais do que isso. O que muitos não sabem é que ela está ligada diretamente à diversas áreas do nosso cotidiano, evoluindo e trazendo novidades para nossas vidas.
A radioatividade pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Como por exemplo: na medicina, ela é empregada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear; e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
Vejo que os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. Acredito que a radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea e outros ocasionando por vezes a morte. Entendo que ser atingido por radiação é algo sutil e impossível de ser percebido imediatamente, já que no momento do impacto não ocorre dor ou lesão visível. A radioatividade é tão perigosa que até mesmo o sol, que é algo natural, se nós não tivermos o cuidado de nos expor nos seus raios nos horários certos corremos o risco de ter um câncer de pele. Por outro lado não se pode deixar de comentar que através da radioatividade muitas doenças como tumores, câncer e outros são curados. Partindo desse pressuposto acredito que a radioatividade tanto cura como mata.