Cordyceps
Cordyceps é um gênero de fungos parasitas que infectam os insetos. Tem aproximadamente 400 espécies catalogadas. Eles atacam diversas espécies de insetos e artrópodes (animais invertebrados com exoesqueleto rígido, como: aracnídeos, crustáceos, centopeia ou quilópodes e os diplópodes).
A forma como o fungo age é brutal, quando a vítima é invadida, os tecidos dela são substituídos e em alguns casos são capazes de modificar o comportamento dos insetos, fazendo com que os hospedeiros passem a sentir uma vontade incontrolável de procurarem alguma planta para subir e se esconderem antes de morrer. Isso acontece porque se o fungo estiver em um lugar com condições ideais de temperatura e umidade, a quantidade de esporos que irá brotar do corpo será maior. Quando o inseto morre o fungo continua crescendo tendo como base o cadáver do próprio inseto.
As deformações que são causadas ao corpo da vítima são horrendas, crescendo ás vezes apenas na cabeça da vítima, mas em outros casos surgindo por todo o corpo, deixando a sua aparência completamente deformada.
Uma curiosidade, é que ele é usado como cogumelo medicinal na medicina tradicional chinesa e tibetana.
Quando os poros começam a ser liberados, todos os insetos próximos correm o risco de serem infectados também e isso pode acabar com formigueiros inteiros, graças a isso se um inseto é descoberto a tempo, é levado por um deles pra longe.
Conclusão: graças a esse fungo, o equilíbrio da natureza é mantido, pois quando se tem uma quantidade muito grande de uma espécie fica mais fácil pro fungo atacar essa espécie e assim diminuir o número dela. Assim, não há tanto desiquilíbrio na natureza.
Fonte:http://www.nerdmaldito.com/2012/08/cordyceps-o-fungo-que-transforma.html