Cordas, Bolas e Mãos Livres de Ginástica Rítmica
MÃOS LIVRES
1ª ATIVIDADE
Local: Quadra a escola (coberta ou descoberta).
Desenvolvimento: Esta atividade se chama “Pique-Pega”, mas o deslocamento tanto do pegador quanto do fugitivo se dará somente por meio de saltitos verticais e horizontais. Para pegar os colegas, o pegador terá que tocar no corpo dos colegas. No decorrer do “pique”, o deslocamento mudará para saltitos laterais em “zigue-zague”. E por último, o pegador poderá se deslocar utilizando qualquer tipo de saltito. Pode haver mais de um pegador no grupo.
2ª ATIVIDADE
Local: Quadra a escola (coberta ou descoberta).
Desenvolvimento: Dividir a turma em três grupos e distribui-los em três estações:
- Estação 01: Nesta estação, os alunos percorrerão pelo banco sueco e para sair do banco realizarão diferentes tipos de salto: salto vertical, salto grupado, salto grupado com giro, salto espacate e salto afastado, caindo num colchão no chão.
- Estação 02: Nesta estação, os alunos começarão executando o rolamento de cima da tampa do plinto. Após preparar uma tampa de plinto, onde em uma de suas extremidades é colocado um colchão, ou mesmo superfície gramada plana, pedir aos alunos que se desloquem em quadrupedia (engatinhando) sobre o banco e, ao chegar à sua extremidade, apoiem as mãos no colchão, flexionem a cabeça à frente e rolem sobre as costas.
Continua
Continuação
- Estação 03: Na terceira estação, os alunos executarão a Roda da GA, popularmente conhecido como “Estrela”. Neste movimento, os alunos passam lateralmente em apoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. Para começar, os alunos passarão por cima do plinto, apoiando as duas mãos sobre ele e jogando as duas pernas para o outro lado. O professor estimulará os alunos a jogar as pernas cada vez mais alto para o outro lado. Por último nesta estação, o professor retirará o plinto e os alunos executarão a roda direto no solo. O professor deverá corrigir também alguns erros comum na execução desse movimento,