Cordados
Os cordados são animais cuja principal característica é a presença de notocorda (estrutura localizada entre o tubo digestivo e a medula espinal). Nos vertebrados, esta estrutura é substituída pela coluna vertebral. Os incluem três grupos: tunicados, vertebrados e anfioxos (cefalocordados).
Principais características dos cordados:
Presença da notocorda em alguma etapa da vida;
Cordão nervoso em posição dorsal. Esse cordão, na parte anterior, se alarga para formar o cérebro;
Sistema digestivo completo;
Três camadas germinativas;
Presença de fendas na faringe;
Coração ventral com presença de vasos sanguíneos;
Celoma desenvolvido;
Esqueleto interno ósseo ou cartilaginoso.
Embriologia dos cordados
Para entendermos algumas das caracteristicas dos cordados,vamos analisar o desenvolvimento embrionátorio de um cefalocordado, o anfioxo.Ele vive enterrado na areia em aguas rasas do ambiente marinho, deixando para fora apenas a região anterior do corpo.
Urochordata
Os urocordados recebem esse nome porque apresentam notocorda na região caudal das larvas (uro= cauda). Dependendo do grupo de urochordata, a notocorda persiste ou não nos adultos. Todos os urocordados são animais marinhos representados por aproximadamente 2.200 espécies.
Cerphalochordata
Os cefalocordados, representados pelo anfioxo, compreendem cerca de trinta espécies, todas vivendo em ambiente marinho. Embora passem a maior parte do tempo enterrados, eles podem nadar ativamente na água por curtos períodos de tempo.
Craniata e Vertebrata: Características Gerais
Tradicionalmente o nome vertebrado tem sido empregado para todos os cordados que não sejam urocordados ou cefalocordados. Embora esse nome faça referência à presença de vétebras, formando a coluna vertebral, nem todos os chamados vertebrados as possuem.
Craniata sem maxilas
Os agnatos (Agnatha) ou ciclostomados (Cyclostomata) não formam um grupo monofilético. Receberam esses nomes por não possuírem maxila (a=