Relações ecológicas
PROFESSOR BERMUDES alebermudes@hotmail.com
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICA
As relações entra – específica ocorrem com indivíduos de mesma espécie.Estas relações podem ser: sociedade, colônia, canibalismo e competição intra-específica.
Sociedade e colônia são relações harmônicas, enquanto competição intraespecífica e canibalismo são desarmônicas.
RELAÇÕES INTRA – ESPECÍFICA HARMÔNICA
SOCIEDADE
A sociedade compreende uma interdependência comportamental entre os indivíduos de uma população. Nela ocorre uma nítida divisão de trabalho entre os seus componentes. Exemplos de sociedades, encontramos nas abelhas, formigas e cupins, considerados animais sociais.
Colônias
Se entre os indivíduos de uma população existir uma ligação anatômica, essa população é denominada colônia.
De modo geral, as colônias formam-se pela reprodução assexuada (brotamento), e os descendentes não se desligam do ancestral. São exemplos de colônias: recife de corais,
caravelas, algas filamentosas, bactérias e hidrozoários. (celenterados)
COLÔNIAS
Colônias formadas por protozoários, bactérias e algas apresentam todos os indivíduos iguais, não havendo divisão de trabalho. Quando todos indivíduos são iguais a colônia é denominada homeomórfica.
COLÔNIAS
Em colônias de cnidários, como a caravela, por exemplo, os indivíduos são diferentes e desempenham funções diferentes, havendo uma nítida divisão de trabalho. A essa colônia de indivíduos diferentes denominamos heteromórfica.
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS DESARMÔNICAS
CANIBALISMO
Canibalismo – É a relação em que um animal mata outro da mesma espécie para dele alimentar-se. É um fato raro no mundo animal entre vertebrados. Ocorre quando a população atinge alta densidade demográfica (superpopulação), e então fêmeas e machos comem os filhotes.
COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA
A competição compreende a disputa por recursos ambientais que existem em quantidades insuficientes para todos. Os animais