Coração
1 – Comente sobre a encefalite letárgica e quais seus sintomas.
R: É uma forma atípica de encefalite, cujas causas não são conhecidas. Ela provoca letargia,sonolência incontrolável e tremores. Outros sintomas foram observados: febre alta, dor de cabeça, inflamação de garganta, visão dupla, movimentos anormais do globo ocular, catatonia, perda da fala, atrofia muscular e até mesmo psicose.
2 – Comente sobre a gripe espanhola e o que causou no mundo.
R: Foi uma versão mais letal do vírus influenza H1N1, ela agiu durante cerca de um ano, mas foi o bastante para matar 50 milhões de pessoas.
3 – Como as bactérias vêem seu corpo e quantas abrigamos.
R: Como um sundae gigante polvilhado com Ovomaltine. Nosso corpo abriga 100 trilhões de bactérias.
4 – Por que as bactérias formam uma população de peso?
R: Porque elas se reproduzem rapidamente, estão em constante mudança, conseguem facilmente nutrir suas necessidades e são os seres vivos que mais existem no planeta.
5 – Qual a importância das bactérias para o corpo humano?
R: Elas limpam o intestino, ajudam na digestão, fabricam vitaminas, etc.
6 - Comente sobre a Pseudomonas aeruginosa.
R:É uma bactéria que vive em nossa pele, mas se cair na corrente sanguínea causa a sepse, uma infecção que destrói os tecidos do corpo.
7 – Cite as diferenças entre vírus e bactérias.
R:As bactérias são compostas de uma única célula, tão pequenas que se pode colocar 3 milhões na cabeça de um alfinete, são seres vivos, respiram, se locomovem, comem. Já os vírus são bem menores, incapazes de fazer qualquer coisa sozinhos.
8 – Por que os vírus conseguem invadir as células ? Dê um exemplo.
R: Porque elas têm “fechaduras” violáveis. E cada tipo de vírus tem a chave para entrar em cada tipo de célula. O HIV, que só pode entrar na célula chamada CD4, que é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico.
9 – Quais as defesas que o organismo humano tem contra bactérias e vírus. Comente sobre os linfócitos.
R: