Cor Luz E Cor Pigmento
E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
COR LUZ - COR PIGMENTO
- COR LUZ:
A luz incidente sobre os elementos físicos e químicos cria o espetáculo das cores por efeito de absorção, dispersão, reflexão e refração. Ao mostrar as cores do espectro solar, saídas de um prisma, para então atravessarem um segundo prisma invertido, que recompunha a luz branca original, Isaac Newton comprovava que as cores são propriedade da luz e não dos corpos refratores. - Exemplo 01: Catedral de Fortaleza, pode se observar as cores lilás, vermelho, amarela, laranja, azul, sobre a cor cinza da edificação.
- Exemplo 02: Catedral de Fortaleza, pode se observar as cores lilás, vermelho, amarela, laranja, azul, sobre a cor cinza da edificação.
- COR PIGMENTO: Os pigmentos ou substâncias coloridas contidas nos vernizes, tintas, aquarela, tintas para tecido e tintas de impressão possuem um poder seletor sobre as radiações luminosas que os atingem. Cada pigmento absorve, reflete ou refrata a luz incidente. Assim, por exemplo, uma superfície que vemos como vermelha é o resultado da absorção de todos os comprimentos de onda, exceto os correspondentes aos do vermelho. Adicionando pigmentos com características de seleção diferentes, obtém-se uma maior subtração de radiações, até o caso da absorção total, que corresponde à visão do preto.
- Exemplo 01: Centro Cultural Dragão do Mar, pode-se observar as cores, através dos feches de luz que refletem e se deixam ser percebidos pelo olho.
- Exemplo 02: Teatro José de Alencar, pode-se observar as cores, através dos feches de luz que refletem e se deixam ser percebidos pelo olho, também podendo se observar a cor pigmento transparente dos vitrais, onde as luz de outras cores atravessam os vitrais, o da mesma cor reflete e deixa visível ao olho.