Coportamento do Consumidor
Segundo Kotler (1998), a área do comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
O professor de marketing da Universidade de Nova York também nos dá uma bela ideia do que se trata ao afirmar que “o Comportamento do Consumidor reflete a totalidade das decisões do consumidor no que diz respeito à aquisição, consumo e disposição de bens, serviços, atividades, experiências, pessoas e ideias por unidades de decisão humanas (ao longo do tempo)”. Vemos que não se trata apenas de produto, mais sim de cada experiência, de envolvimento. É entender o conceito de valor daquilo que se coloca a disposição do público.
2.1 Influências Sociais
Churchill e Peter (2000) ressaltam que o individuo é influenciado por vários grupos, os mais importantes são os amplos grupos de cultura, subculturas e classes sociais, os grupos de referência da pessoa e a família, que influenciam o comportamento ao oferecer mensagens diretas e indiretas sobre atividades específicas.
2.2 Cultura
Uma sociedade é influenciada pelo comportamento das pessoas através da sua cultura. A cultura é um complexo de valores e comportamento aprendidos que são usados em comum por uma sociedade e destinam-se a aumentar sua probabilidade de sobrevivência. Os indivíduos mostram sua cultura ao afirmar que tem por importante seus costumes e práticas.
A sociedade transmite informações sobre valores e comportamentos que possuem, por meio da família e de instituições religiosas e educacionais A cultura possui alguns valores: Realização e sucesso, Atividade, Eficiência e praticidade, Progresso, Conforto material, Individualismo,
Liberdade, Homogeneidade, Humanitarismo, Juventude, Boa forma física e saúde (Churchill e
Peter, 2000).
Para Kotler (1998) a cultura é o determinante fundamental dos desejos e do comportamento de uma