Copom e Rísco Brasil
Grupo: máximo 2 alunos (as):
Lanna Rodrigues
Exercício 2
1. Com base nos textos sobre Copom e Selic, responda:
a) O que é taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, ou overnight, que possuem lastro em títulos públicos federais, títulos estes que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou Selic.
b) O que poderá acontecer na economia com a redução da Selic?
A redução da Selic dá ânimo à economia e estimula o crescimento. O efeito é exatamente o inverso daquele obtido pelo aumento da taxa de juros: o sistema de crédito cresce, o volume de dinheiro em circulação aumenta e as pessoas consomem mais. A facilidade em obter financiamentos pode, por exemplo, fazer com que as pequenas empresas cresçam, novos negócios surjam e os empregos se multipliquem.
c) Quais as justificativas para o Bacen reduzir a taxa Selic?
Bacen começou a reduzir a Selic para evitar que a crise internacional tivesse um impacto mais forte no nível de atividade econômica do país.
d) O que é Copom e qual o seu papel?
Comitê de Política Monetária, formado pelo presidente do Banco Central e os diretores de Administração, Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do Sistema Financeiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania. O seu papel é reunir a cada seis semanas apresentar os dados e analisar, então o comitê define através de votação a nova taxa básica de juros Selic Sistema Especial de liquidação e de Custodia, avaliando as atividades econômicas e o cenário prospectivo.
e) Por que o Copom está aumentando a taxa Selic em 2014?
Para tentar controlar a inflação e a recessão técnica, PIB com resultado negativo em dois trimestre seguidos, o que significa redução de consumo, menos produção, e