economia
Data para entregar: 17/11/2014 Professor: José Ferreira Neto
Grupo: máximo 2 alunos (as):
Exercício 2
1. Com base nos textos sobre Copom e Selic, responda:
a) O que é taxa Selic?
A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Banco Central do Brasil para atingir a meta das taxas de juros estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
c) O que poderá acontecer na economia com a redução da Selic?
A redução da Selic dá ânimo à economia e estimula o crescimento. O efeito é exatamente o inverso daquele obtido pelo aumento da taxa de juros: o sistema de crédito cresce, o volume de dinheiro em circulação aumenta e as pessoas consomem mais. A facilidade em obter financiamentos pode, por exemplo, fazer com que as pequenas empresas cresçam, novos negócios surjam e os empregos se multipliquem.
d) Quais as justificativas para o Bacen reduzir a taxa Selic?
Caso houver uma queda na taxa Selic, o Banco Central vai comprar títulos públicos dos bancos no Mercado aberto, aumentando assim os preços dos títulos, reduzindo a oferta e a necessidade imediata de aumentar os depósitos compulsories, reduzindo a taxa de juros para próximo da Selic-meta.
O Banco Central diminui a taxa de juros, faz com que os títulos sejam menos atrativos, fazendo com que as pessoas e empresas invistam menos e gastem mais, aumentando assim o crescimento do país.
d) O que é Copom e qual o seu papel?
O COPOM é o Comite de Política Monetária do Banco Central.
A função é definir quais serão as diretrizes da Política Monetária e assim como a Taxa Básica de Juros à SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, toda vez que ocorre uma reunião do COPOM essa taxa básica é alterada para maior ou menor.
e) Por que o Copom está aumentando a taxa