Copa sem escola
hojeemdia.com.br
Minas
BeloHorizonte,segunda-feira,12.5.2014
HOJEEMDIA
COPA SEM ESCOLA
FOTOS SAMUEL COSTA
FIM DE
HISTÓRIA –
No Rio de
Janeiro,
menina observa operários derrubarem a casa onde morava, na
Vila
Autódromo, ao lado do Parque
Olímpico
Educação para escanteio
> Obras para o Mundial de futebol e Olimpíadas deixaram milhares de jovens sem aula no país etária que residem em vilas e favelas no Brasil
(38%), segundo o Censo
BrunoMoreno
bmoreno@hojeemdia.com.br de 2010, do IBGE.
Não há informações
Enquanto se questiona oficiais, apenas estimatiqual será o legado dos vas de quantas pessoas megaeventos no Bra- teriam sido desapropriasil, em especial o da Co- das ou removidas. Uma pa do Mundo, o direito das mais confiáveis é a à educação de milha- do Observatório das Meres de crianças e ado- trópoles, núcleo naciolescentes foi colocado nal de pesquisadores para escanteio e está das cidades.
De acordo com o coordesendo lesado. nador da pesquisa
Desde 2010, en“Metropolização tre 57,3 mil e
76,5 mil pes- O Hoje em Dia e Megaeventos: soas residen- percorreu 10 mil i m p a c t o s d a quilômetros Copa do Muntes em vilas em sete do de 2014 e e favelas, c o m i d a d e cidades-sede da Olimpíadas de entre 0 e 19 Copa do Mundo 2016 sobre as metrópoles brasianos, foram leiras”, Orlando Alafetadas diretamente e tiveram que ves dos Santos Jr, é possímudar de escola ou cre- vel estimar entre 150 mil e che em função das de- 200 mil o número de pessapropriações ou remo- soas (de todas as faixas ções para as obras dos etárias) que tiveram que deixar suas casas em funmegaeventos.
O cálculo é feito com ção dessas obras. Foram base no número de pes- utilizados dados de goversoas afetadas, aplican- nos e dos Comitês dos Atindo-se o percentual de gidos pela Copa de cada cimoradores dessa faixa dade.
PRIMEIRA DE UMA SÉRIE
SAIBAMAIS
>
O projeto que deu origem a esta reportagem foi vencedor da
Categoria