Copa no Brasil
Gastos de iniciativa privada: De todos os gastos apenas 4,2 bilhões de reais são da iniciativa privada.
Gastos recursos públicos: As promessas eram que todos os estádios seriam construíram com o dinheiro de empresas privadas, mas 100% deles foram construídos com o dinheiro publico, passando de 8 bilhões de reais gastos.
Pontos positivos:
O Brasil passa a ser mais conhecido em todo o mundo assim todos passam a conhecer melhor a cultura brasileira.
A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas assim gerando fins lucrativos para empresas, principalmente comercio, hotéis e turismo.
As exigências da FIFA para o evento faz com que o governo invista em melhorias na infraestrutura, principalmente em mobilidade urbana.
Melhorias e ampliação nos aeroportos, melhorando as condições dos turistas, e depois do evento podendo ser desfrutado pelos brasileiros que usam o avião como meio de transporte.
Gerar empregos em empresas ligas diretamente ou indiretamente ao futebol.
Se a Copa do Mundo for um sucesso, irá melhorar a imagem do Brasil no exterior.
Melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares, visando atender a alta demanda durante os dias do evento. Esta melhora será usufruída pelos brasileiros durante a após a Copa.
Pontos negativos:
Em função dos prazos e burocracias, muitas obras podem ser tocadas rapidamente, diminuindo assim a qualidade das construções.
O preço de serviços em hotéis e empresas de turismo sobem, e mesmo aqueles que não assistiram ao jogos sofrem com essa mudança.
Se o evento não for bem sucedido, apresentando problemas diversos, a imagem do Brasil no exterior poderá ficar manchada. O Brasil poderá ser visto como um país desorganizado, diminuindo a confiança no país e os investimentos estrangeiros.
Dinheiro público usado na Copa do Mundo poderia ser