Copa do Mundo
Esse torneio é realizado a cada quatro anos, e deixou de ser organizado em apenas duas edições (1942 e 1946), em razão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Curiosamente, a primeira Copa do Mundo foi disputada em apenas três estádios, todos na capital do Uruguai, Montevidéu. Já, segundo dados da FIFA, a última Copa do Mundo, realizada na África do Sul, utilizou dez estádios. As Copas do Mundo ganharam um contorno de investimentos e retorno financeiros multimilionários. O investimento na estrutura física dos locais que sediam essa competição, atualmente, é bastante alto, porém o retorno no mercado turístico local e as melhorias na infraestrutura são benefícios que acabam atingindo e beneficiando a população local, muito embora os preços exorbitantes dos ingressos não sejam nem um pouco acessíveis.
O primeiro prêmio para a seleção vencedora da Copa do Mundo foi a Taça Jules Rimet. Apenas com a conquista do tricampeonato, no ano de 1970, é que se permitiu que a seleção (no caso, a brasileira), levasse o prêmio “para casa”. Infelizmente, a Jules Rimet foi roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, e nunca foi encontrada. Após a Jules Rimet, foi criado o Troféu da Copa do Mundo FIFA, que nenhuma seleção terá o direito de posse. Nesse troféu são gravados os nomes dos países campeões a cada torneio.
Seguem as edições das Copas, desde 1930 até 2010, especificando o país-sede e a seleção vencedora:
Ano País-Sede Seleção Vencedora
1930 Uruguai Uruguai