Copa do Mundo
Nenhum outro evento esportivo chama tanto a atenção das pessoas como a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Desde sua primeira edição no Uruguai, em 1930, a competição da FIFA vem crescendo em prestígio e popularidade.
Para se entender melhor, vamos voltar no tempo...
Tudo começou através de amistosos entre as comunidades britânicas. O primeiro amistoso de que se tem notícia, foi entre as seleções da Escócia e da Inglaterra, no ano de 1872. Naquela época, o futebol era pouquíssimo praticado fora das terras da Grã-Bretanha. Com o período de intercâmbio estudantil, a ida de operários ingleses para trabalhar em outras regiões do globo e os estrangeiros fazendo o nível superior na Inglaterra, o esporte acabou sendo difundido em outros países.
Pela sua popularidade, houve a necessidade de se criar uma federação que regesse o futebol e congregasse os países interessados e desenvolver ainda mais esta nova prática esportiva. Em maio de 1904, nasce a FIFA (Fédéracion Internacionale de Football Association, em francês), que reunia sete países europeus, a saber: a França, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Espanha, a Suécia e a Suíça. Atualmente, a entidade possui 213 filiados, mais até do que a ONU. Seu primeiro presidente foi o francês Robert Guérin, eleito dois dias após a fundação da entidade, em 23 de maio de 1904.
Anos mais tarde, a FA, a federação que reune os países do Reino Unido, associou-se à entidade. Mas isso foi um processo bastante demorado. A FA, não aceitava ter sua autonomia atravessada por uma entidade que tinha entre seus membros, países que não inventaram o esporte. Tanto que seus afiliados, inclusive a Inglaterra, país que inventou o futebol, não participaram das primeiras edições da Copa por pura vaidade.
Desde 1930, as 18 edições do torneio tiveram apenas sete vencedores diferentes. No entanto, a Copa do Mundo da FIFA também foi marcada por momentos dramáticos que ajudaram a escrever a história do futebol: a vitória dos