Modelo de Software em Cascata
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 8
4 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia nos deparamos com várias metodologias para o desenvolvimento de um projeto, mas temos os modelos de desenvolvimento, que falando em um modo de herança seriam os pais das metodologias.
O desenvolvimento em cascata é o mais tradicional, por parecer ser mais simples e organizado, porém durante o desenvolvimento do projeto pode ocorrer inúmeras falhas decorrentes desse modelo Cascata, portanto vamos conhecer um pouco sobre esse modelo.
2 DESENVOLVIMENTO
O modelo cascata (waterfall) ficou conhecido na década de 70 e é referenciado na maioria dos livros de engenharia de software. Nele as atividades do processo de desenvolvimento são estruturadas numa cascata onde a saída de uma entrada é para a próxima. As suas principais atividades são:
Estudo de viabilidade
Análise e especificação de requisitos
Design da arquitetura
Design detalhado
Codificação de testes de unidades
Integração e teste do sistema
Entrega e instalação
Manutenção
Existem muitas variantes deste modelo propostas por diferentes pesquisadores ou por empresas de desenvolvimento e adaptadas a diferentes tipos de software. A característica comum é um fluxo linear e sequencial de atividades semelhantes a descritas anteriormente. Este modelo, quando proposto, introduziu importantes qualidades ao desenvolvimento.
A primeira chama a atenção de que o processo de desenvolvimento deve ser conduzido de forma disciplinada, com atividades claramente definidas, determinada a partir de um planejamento e sujeitas a gerenciamento durante a realização. Outra qualidade define de maneira clara quais são estas atividades e quais os requisitos para desempenhá-las.
Por fim, o modelo introduz a separação das atividades da definição