Coordenação e subordinação
A frase é uma unidade sintática composta por um número mínimo de termos que tem por núcleo um verbo ou um complexo verbal ("Sequência de um ou mais verbos em que apenas um deles é um verbo principal ou um verbo copulativo e os restantes verbos são verbos auxiliares. Numa frase existem tantas orações quantos os verbos conjugados.
A frase pode ser simples, quando é constituída apenas por uma oração - Estas férias foram deliciosas. -, ou complexa, quando é formada por duas ou mais orações - A mãe abriu o envelope e retirou uma folha com um lindo desenho.
A ligação entre as orações faz-se por coordenação ou subordinação.
1. Orações coordenadas
As orações coordenadas estão ligadas por conjunções ou locuções coordenativas. Estas orações funcionam autonomamente, isto é, estão ao mesmo nível e sem que umas estejam dependentes das outras.
Existem os seguintes tipos de orações coordenadas: copulativas: Ele cantou e dançou. adversativas: Ele estudou, mas o teste correu-lhe mal.» disjuntivas: Perdeste o casaco ou roubaram-to? conclusivas: Estou muito constipada, portanto não vou sair. explicativas: Ele está a dormir, pois não oiço barulho.
SUBORDINANTE
Palavra, constituinte ou frase de que depende uma oração subordinada.
Exs. A minha irmã prometeu que me ia oferecer um CD.
(Elemento subordinante: a forma verbal prometeu)
A possibilidade de chegares ainda hoje agrada-me.
(Elemento subordinante: o nome possibilidade)
Quando chegar a hora, eu digo-te.
(Elemento subordinante: a oração subordinante eu digo-te
2. Orações subordinadas
As orações subordinadas são introduzidas por pronomes, advérbios, conjunções ou locuções conjuntivas. Estas orações não são autónomas, pois a oração subordinada depende de outra oração: a subordinante.
2.1. Subordinadas substantivas
As orações subordinadas substantivas são equivalentes a um nome e podem ser: completivas - são normalmente introduzidas pelas conjunções completivas que, se e para e