coordenação pedagógica sala 4 atividade 1
A Política Educacional e seus Fundamentos
O texto de Carlos Roberto Jamil Cury destaca a educação tanto como um direito como um dever: direito do cidadão e dever do Estado. A educação escolar é fundamental para o exercício da cidadania.
A educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil (CURY, p. 2).
Assim destaca-se o papel do gestor e do coordenador pedagógico, em meio a este contexto, estes são chamados a trazer suas contribuições para que alcancemos o objetivo da educação. Eles devem assumir e liderar a efetivação desse direito, no âmbito de suas atribuições. Dentre elas podemos destacar:
Os profissionais da Educação devem ter formação básica sólida e acesso a formação continuada só assim conseguiremos um patamar acima na qualidade da educação brasileira, com essa formação, professores, gestores e coordenadores escolares poderão exercer cada dia mais sua autoridade com bases críticas e reflexivas.
A gestão do projeto pedagógico é tarefa coletiva do corpo docente, liderado pelo gestor, dessa maneira, o projeto político pedagógico contemplará a diversidade e aumentará a qualidade do processo ensino aprendizagem. Os professores devem participar da construção do projeto político pedagógico e inserir nele suas subjetividades, seus projetos e anseios, e ao longo do ano devem dedicar-se a colocar em prática o que está descrito no papel, cabe ao gestor e ao coordenador pedagógico o direcionamento e orientação das ações.
O gestor deverá primar por uma gestão democrática, como forma dialogal e participativa da comunidade escolar. Todos os atores inseridos no processo ensino aprendizagem devem participar de forma ativa da gestão. O gestor deverá buscar uma autoridade sem cair no