Convite a filosofia de marilena chauí
A atitude Crítica
A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia-a-dia para que possam ser avaliados racional e criticamente, admitindo que não sabemos o que imaginávamos saber.Ou,como dizia Sócrates, começamos a buscar o conhecimento quando somos capazes de dizer: “Sei que nada sei”. Para Platão, o discípulo de Sócrates, a filosofia começa com a admiração ou, como escreve seu discípulo de Aristóteles, a Filosofia começa com o espanto ”...pois os homens começam sempre a filosofar movidos pelo espanto (...)Aquele que se coloca uma dificuldade e se espanta reconhece sua própria ignorância.(...)De sorte que, se filosofaram,foi para fugir da ignorância”. (pág. 18 )
A Filosofia vai buscar o conhecimento, do que somos capazes, ou seja, “Sei que nada sei”.
Por tanto a filosofia, busca a dificuldade para o parecer do entendimento. É o interrogar a realidade da sua existência.
Para quem pensa dessa forma, o interesse da filosofia não nos estaria.
Conhecimentos (que ficam por conta da ciência), nem as aplicações prática de teorias (que ficam por conta da tecnologia), mas nos ensinamento morais ou éticos. A Filosofia seria a arte do bem-viver ou da vida correta e virtuosa. Estudando as paixões e os vícios humanos, a Liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões,ensinando-nos a viver de modo honesto e justo na companhia dos outros seres humanos, a Filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver.(pág.19 )
Filosofia é a arte de viver bem, analisando a capacidade de razão para impor limites aos nossos desejos.
Quando os filósofos procuram as respostas para os sentimentos, não é um estudo da ciência ou tecnologia que saberá dizer, pois eles trabalham com o lado racional.
Se, por enquanto, deixarmos de lado os objetos com os quais a atitude filosófica possui algumas características que são as mesmas, independentemente do