Convite filosofico
Dentre as várias funções da escola, uma se destaca como essencial na prática do educador que é a formação de leitores conscientes de seu papel na sociedade. Visualizando está prática desenvolvemos o trabalho:”Contextualizando a escrita e a leitura no espaço escolar” ,que foi realizado no Colégio Santa Bárbara localizado na Rua Abdom Grilo, 04-Cohab –Goianinha/RN.Tendo duração de uma semana -18 á 22/10/2010
O trabalho foi realizado com a turma de 2º ano do ensino fundamental 1, onde a mesma é formada por 16 alunos, sendo crianças na faixa etária de 7 a 8 anos de idade que se encontram na fase de desenvolvimento da leitura e da escrita. A aprendizagem da leitura é fundamental para a integração do individuo no seu contexto sócio-econômico e cultural. O ato de ler abre novas perspectivas à criança, permitindo-lhe posicionar-se criticamente diante da realidade. Ela precisa descobrir que a leitura é algo interessante e desafiador, que lhe dará autonomia e independência.
Muitas escolas ainda não renovaram seus métodos de ensino, ainda usam a “cartilha” para o aprendizado da leitura , onde os alunos muitas vezes, aprendem apenas a codificar as palavras e não as compreendem.
Dessa forma desenvolvemos atividades cujo as mesmas despertassem interesse pelos alunos,como atividades com caça-palavras, cruzadinhas,leituras de historias em quadrinhos(gibis),teatrinhos com fantoches realizados pelos próprios alunos,produções e interpretações de textos,leitura de imagens,trabalhamos com poesia,músicas,filmes e algumas tarefas realizada no caderno e a grande roda de conversa que era feita todos os dias antes de iniciarmos as nossas atividades.
“As pessoas aprendem a ler quando de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura” (Parâmetros Curriculares Nacionais ,Vol. 2, 2001:52).
Queremos deixar através deste trabalho a nossa contribuição para que o ensino da leitura seja desenvolvido de forma agradável e satisfatória para que todas as