Resenha do livro “Convite à Filosofia” capitulo 2: O Nascimento da Filosofia de Marilena Chauí
Marilena de Souza Chaui (Pindorama, 4 de setembro de 1941) é professora de filosofia e historiadora de filosofia brasileira. O livro foi feito originalmente como um livro para estudantes de segundo grau, o Convite à Filosofia foi publicado pela Editora Ática (1).
Neste livro a autora começa a obra nos convidando a analisar versos poéticos da cultura brasileira e assim,nos aproximando dos conceitos filosóficos a partir daí faz uma análise da natureza do saber filosófico. Contextualiza estabelecendo um legado da filosofia grega para o ocidente em geral, a autora destaca a diferença entre a filosofia e as sabedorias orientais. Afirma que apesar de demonstrar um conhecimento do mundo e dos homens, não podem ser consideradas como filosofias. ‘Para a autora o saber filosófico, não é apenas um modo de pensar inventado pelos gregos da Antiguidade, mas uma "aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana", que marcou definitivamente nossas próprias formas de apreender o mundo e as ações dos homens, possuirmos ou não informação sobre o conteúdo da filosofia.’(2)
Na seção “Mito e Filosofia” discutem a respeito da relação do mito com a filosofia, as três diferenças principais entre o mito e a filosofia, conceitua o significado da palavra mito, seu significado e mito narra a origem do mundo e de tudo o que nele existe.
No tópico “Condições históricas para o surgimento da Filosofia” O que tornou possível o surgimento da Filosofia na Grécia no final do século VII e no início do século VI antes de Cristo? Quais as condições materiais, isto é,econômicas, sociais, políticas e históricas que permitiram o surgimento da Filosofia? Podemos apontar como principais condições históricas para o surgimento da Filosofia na Grécia: as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita