Fichamento
“[...] A qualidade de um trabalho de pesquisa é medida principalmente pela riqueza da argumentação desenvolvida, pela credibilidade dos exemplos apresentados como prova, pela originalidade do texto, pela exaustividade das obras citadas na bibliografia. [...]”
“[...] A clareza da argumentação desenvolvida, a lógica do raciocínio, a beleza da expressão escrita e a capacidade de manter interesse do leitor são quatro elementos que exercem influência determinante sobre a qualidade final de um trabalho de pesquisa. [...]”
“O domínio dessa fase se dá em três planos: organização lógica das ideias expressas, estruturação equilibrada do texto e capacidade de convencer e seduzir o leitor. [...]”
(pág. 287)
1. Estruturar o texto de maneira equilibrada
“[...], a arte da comunicação escrita não se aprende como regra de conjugação e não se ensina como matéria. Trata-se de um modo de expressão que se pode melhorar, refinar e enriquecer com o exercício, respeitando certos princípios básicos, tomando consciência das dificuldades pessoais e lendo muito para adquirir vocabulário e estilo. “
“[...] Mas o pesquisador preocupado com a qualidade de sua produção também deve agir em outro plano, menos espetacular e com demasiada frequência considerado secundário, o do domínio dos elementos fundamentais do texto: frase, parágrafo, pontuação e títulos de seções e subseções. [...]”
(pág. 288) Frase e parágrafo: no cerne da produção textual
“[...], a pontuação desempenha o papel de policial nessa sucessão: vai ritmando a enunciação, guiando o leitor nos meandros do pensamento do autor, impondo bifurcações, regrando pausas, estabelecendo uma progressão no desenvolvimento de argumentação, etc.”
Uma ideia, uma frase
“[...] Uma ideia complexa pode ser desconstruída em vários segmentos e, assim, possibilita a escrita de várias frases. Outrossim, várias frases podem cadenciar o desenvolvimento e o aprofundamento de uma mesma ideia principal. Elas então se agrupam na