Convide seus amigos
(Centro de Educação a Distancia)
Faculdade Anhanguera de Santa Barbara do Oeste
Administração EAD
Matemática Financeira
AMERICANA/SP
15/11/2012
Sumário
ETAPA 1 3
Introdução 3
JUROS SIMPLES (LINEARES) 4
JUROS COMPOSTOS (EXPONENCIAIS) 4
Passo 3 4
ETAPA 2 5
Utilizando Calculadora Cientifica 5
ETAPA 3 6
Planilha Excel 6
Excel x Calculadora Financeira 7
ETAPA 4 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
ETAPA 1
Introdução
Segundo o PLT-199 - Matemática Financeira de Cristiano Marchi Gimenes “A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na tomada de decisão do dia-a-dia”.
A maioria das operações financeiras são voltadas aos juros simples e compostos, isso é muito claro nas operações de bancos e reflete no custo básico do dinheiro na economia quando o Banco Central impõe alterações, como exemplo: Quanto maior as taxas de juros, consequentemente maior será o custo do dinheiro.
A Matemática Financeira se encontra presente em diversas outras disciplinas, como: Administração financeira ou Orçamentária, Contabilidade de Custos, Produção, etc., pois estas também precisam se gerenciar financeiramente para valorizar seu capital, tomadas de decisão ou quem sabe expandi-lo através de aplicações ou investimento em ativos por exemplo.
PMT = valor da prestação mensal.
PV = valor do saldo devedor inicial (valor financiado). n = número de períodos (prazo contratado em meses)i = taxa mensal de juros (taxa anual contratada dividida por 12).
JUROS SIMPLES (LINEARES)
O regime de juros simples é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais, mas, a análise desse tema, como introdução à Matemática Financeira, é de certa forma, importante. O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou