Conversões de moedas estrangeiras nas demonstrações contabeis
Objetiva-se através deste trabalho adquirir e trazer conhecimento a todos os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que tenha interesse pelo assunto de conversões de moeda estrangeira nas demonstrações contábeis.
2 – CONCEITO DE CONVERSÃO DE MOEDA ESTRANGEIRA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Conversão em moeda estrangeira é um procedimento destinado a harmonizar informações constantes das demonstrações financeiras de uma moeda para outra mediante a utilização de taxas de convenções que resultem em quantidade de moeda equivalente. A varios pronunciamentos que estabelecem como incluir as transações em moedas estrangeiras e as operações de entidades estrangeiras nas Demonstrações Contábeis de uma entidade brasileira, bem como os critérios para converter as Demonstrações Contábeis para moeda de apresentação quando esta for diferente da moeda funcional.
3 – OBJETIVOS DA CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Com a movimentação de capital estrangeiro no país em constante aumento, causadas pelas grandes parcerias e investimentos feito por empresas internacionais em empresas nacionais e vice-versa, a conversão de demonstrações contábeis tem como obetivo apresentar uma demontração contábel que permita a estes investidores estrangeiro melhor acompanhamento de seu investimento, possibilitando a aplicação do método da equivalência patrimonial na apuração do patrimonio líquida da entidades e a consolidação e combinação de demonstrações contábeis de empresas situadas em varios países.
4 – TAXAS DE CÂMBIO E DE CONVERSÃO Para que posamos converter uma operação o um saldo contábil em moeda local para a moeda estrangeira, é nescessário que seja determinada um taxa câmbial, que dependendo da circunstância e características de seus itens contábeis, poderá ser utilizadas várias taxas de câmbio, como; * Taxa Corrente; que seria a taxa de câmbio vigente no dia que a operação ou o exercício social está ocorrendo. * Taxa de Fechamento; taxa câmbial