Conversores
CONVERSORES DE MP3, MP4 E SIMILARES
MP3
O que é
Você já deve ter ouvido falar que MP3 é a revolução musical da Internet. Mas alguém já explicou do que se trata exatamente? A sigla MP3 vem de MPEG Audio Layer-3, um formato de arquivo que permite ouvir músicas no computador com ótima qualidade. Assim como os antigos LP, K7 e o nem tão antigo CD, o MP3 vem se destacando como o principal formato de arquivos musicais e áudio em geral.
Como surgiu
Em 1987 o Institut Integrierte Schaltungen (ISS), na Alemanha, começou a trabalhar em uma codificação perceptual (um método que consiste em somente utilizar as freqüências sonoras que são captadas pelo ouvido humano) para Transmissão Digital de Áudio (Digital Audio Broadcasting). O resultado do trabalho foi um algoritmo de compressão de áudio sem perda de qualidade, o MPEG Audio Layer-3, que ficou mundialmente conhecido como MP3.
A grosso modo, pode-se dizer que o MP3 corta as partes inúteis da música, deixando apenas as frquências perceptíveis pelo ouvido humana. Isto permitiu que os arquivos ficassem menores, pois não há “excesso de informações”, apenas o que realmente interessa.
O Napster
Napster foi o primeiro programa de compartilhamento em massa de arquivos MP3 através da tecnologia ponto-a-ponto (peer-to-peer) e o principal responsável por hoje existir diversos programas do gênero.
Criado em 1999 por Shawn Fanning, o programa tinha como principal objetivo facilitar o compartilhamento de músicas MP3 na Internet, o que na época não era tarefa fácil, pois demandava muitas ferramentas e principalmente de paciência. No início de 2000, o programa começou a ganhar popularidade e Napster se tornou uma empresa, com o número de usuários quadruplicando a cada semana.
Em meados de 2001, a empresa não resistiu a diversas ações legais movidas por gravadoras e bandas como Metallica, que acusavam a companhia de violar os direitos autorais, e desligou seus servidores. Napster abriu as portas para