Conversores AD/DA
DANIEL AUGUSTO GOMES DE ALMEIDA
CONVERSORES ANALÓGICO/DIGITAL DIGITAL/ANALÓGICO
CURITIBA
2014.
UNIVERSIDADE POSITIVO
DANIEL AUGUSTO GOMES DE ALMEIDA
CONVERSORES ANALÓGICO/DIGITAL DIGITAL/ANALÓGICO
CURITIBA
2014.
1 Sumário.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho é referente a Conversores Analógico/Digital – Digital/Analógico, o mesmo está baseado em estudos e pesquisas feitas na internet e livros, conforme solicitação do corpo docente desta Universidade, tendo como objetivo estudar a aplicabilidade de ambos os sistemas na área eletrônica com base no Curso de Tecnologia em Automação.
1. HISTÓRIA DA ELETRÔNICA
A Eletrônica teve seu início em meados do século XVII, quando foram feitas as primeiras descobertas e experiências com a eletricidade. Mesmo sem o homem ter pleno conhecimento sobre a constituição da matéria em 1750 o Cientista Americano Benjamin Franklin, deu sua contribuição de grande relevância para a eletricidade. Ele imaginava a eletricidade como um fluído invisível. Se um corpo tivesse mais do que sua cota normal deste fluído, ele dizia que o corpo tinha uma carga positiva, se o corpo tivesse menos que sua cota normal, sua carga era considerada negativa.
Então Benjamin Franklin chegou a uma conclusão baseada nesta teoria, ele concluiu que: Se um corpo estiver carregado com carga positiva for colocado em contato com um corpo carregado com carga negativa, o fluído irá escoar do corpo positivo (excesso) para o corpo negativo (deficiência). Este fluído hoje é chamado de corrente elétrica.
Em 1897 o Físico Inglês Joseph Thomson descobriu o elétron, desta forma pode-se verificar que o fluido citado por Benjamin Franklin era na verdade o movimento ordenado de elétrons daí o nome Corrente Elétrica. Algumas descobertas foram de grande importância para o avanço da eletricidade entre elas:
Em 1880, o Físico Italiano Alessandro Giusepe Volta,