Conversores AD e DA
DEM/DITT/DEC
–A revolução do processamento de informação digital baseia-se principalmente nos seguintes aspectos:
»Eficiência de processamento
»Eficiência de transmissão num canal de informação
»Imunidade ao ruído
»Facilidade de armazenamento
»Facilidade de armazenamento de uma massa muito grande de informações
•O objetivo primordial da conversão de sinais (de ou para sinais elétricos) realizada pelos transdutores, é o de transferir informação para um computador digital, que trabalha com informações binárias
("0" ou "baixo" e "1"ou "Alto").
Circuitos digitais para aquisição de dados e controle em instrumentação
IPT
DEM/DITT/DEC
–Neste contador os pulsos de entrada entram na porta "clock" e pode contar usando código binário ou decimal, incrementar ou decrementar, dependendo dos sinais "binary/decade" e "up/down" respectivamente. Este tipo de contador permite ainda o chamado "Preset" isto é começar a contagem com uma condição inicial. –São dispositivos que contam eventos representados por níveis de que variam ou pulsos, o contador deve-se lembrar o número em que se encontra e pode contar incrementando ou decrementando o resultado, como mostrado no diagrama de blocos de um contador "up-down" tipo paralelo.
–
Contadores
IPT
DEM/DITT/DEC
–Cada dígito é representado por 4 bits (de forma binária ou decimal), na carta de tempos a seguir verifica-se a contagem (no primeiro estágio do contador apresentado acima) quando o dispositivo está habilitado para contagem decimal.
–Pode-se verificar a contagem até 10 quando o sinal de "vai um" ou "carry" é ativado, nesse instante o circuito recebe o comando de "down" então começa uma contagem reversa e continua contando até chegar em zero, quando um novo sinal de "carry" é gerado e então é ativado o estágio seguinte.Um pulso depois é acionado o sinal de "preset" que carrega o número 6 permitindo introducir uma condição inicial.
Contadores
IPT
Circuito
Local