Conversa sobre terapia doc
Clareza e simplicidade são virtudes.
Dedicação e amor são necessários para conquista-las e preservá-las.
Picasso e Miró as conquistaram em suas obras. Estas podem ser comparadas a desenhos de crianças por sua espontaneidade, mas basta tentar criar algo semelhante, de modo verdadeiro, para descobrir que não é fácil.
Associar essas virtudes a uma conversa sobre terapia baseada na filosofia de Heidegger pode parecer estranho. É comum encontrar, na tradução de seus textos, conceitos fundamentais associados a palavras em grego e alemão, inclusive termos criados por ele. Ate mesmo o nome adotado no Brasil por esta abordagem de psicoterapia, a Daseinsanalyse, foi mantida em alemão. Entretanto, ao ler seus textos com calma, a adoção desses termos se revela apenas um instrumento para precisar seus conceitos.
CONVERSA SOBRE TERAPIA
Ser simples e claro pode ser perigoso. Pode deixá-lo exposto.
Muitos adotam a confusão para se proteger, como o polvo, que joga tinta na água para camuflar a fuga. Jargões herméticos cumprem este pape!, mistificam o conhecimento e podem se tomar símbolos de poder para os "iniciados". Utilizados sem consciência pelos profissionais, acabam por se tornar obstáculos para a comunicação.
Empregadas com coragem e propósito, clareza e simplicidade são armas.
Podem tocar corações, transformar conceitos e atitudes.
Cuidado com seta conversa...
Tarcísio Tatit Sapienza
SUMÀRIO
Introdução……………………………………………………………11
Conversa sobre terapia………………………………………………13
INTRODUÇÃO
Um dia, senti a necessidade de por no papel algo que me servisse como roteiro, como apoio para um curso sobre o assunto "terapia". O importante era poder falar de uma terapia fenomenológica e, mais especialmente, da Daseinsanalyse.
Assim começou a nascer este texto, que foi surgindo no ritmo de uma conversa - já que essa era a forma imaginada para o desenrolar do curso. Cada parágrafo originava o ·seguinte.
Situações e