Tecnica Negociação
Olá pessoal, como estamos?!
Muitos estudos, muita coisa bacana. Passado o final de semana estudando e escrevendo sobre DLR, agora é hora de falar um pouquinho sobre carreira.
Hoje, quero falar um pouco sobre uma grande influência e fonte de estudos: Mr. Peter Senge.
Dividir um elefante ao meio não produz dois elefantes pequenos (Peter Senge)
Quem é Peter Senge?!
Peter Senge (nascido em 1947), é presidente do Centro de Aprendizagem Organizacional, instalada na Sloan School of Management, no MIT. Licenciou-se em Engenharia em Stanford e é Doutor pelo MIT.
Em 1990, publicou “A Quinta Disciplina”.
Pensamento-chave
Senge define-se como um “idealista pragmático”, e passa a maior parte do tempo criando organizações que aprendem, apoiando as decisões de altos diretores de empresas, do setor educacional e do goberno.
Senge afirma que organizações que aprendem têm, pelo menos, cinco componentes básicos:
1.Pensamento sistêmico;
2.Domínio pessoal;
3.Modelos mentais;
4.Visão compartilhada;
5.Aprendizagem em grupo.
Vamos tentar entender cada um desses componentes.
Pensamento sistêmico
A abordagem de Senge é inteiramente baseada em sistemas. Ele vê a organização como uma entidade viva com comportamento e padrões próprios. Para apoiar a sua teoria, ele introduz a idéia de “arquétipos sistêmicos” para auxiliar gerentes a reconhecer padrões repetitivos que causam problemas recorrentes ou limitam o crescimento.
Domínio pessoal
Todo profissional moderno reconhece a importância de desenvolver suas competências (Conhecimentos + habilidades + atitudes) pessoais, mas Senge leva esse conceito adiante, ressaltando a importância do crescimento espiritual da organização.
Segundo Senge, o verdadeiro crescimento espiritual nos expõe a uma realidade mais profunda. Tal crescimento nos ensia a ver a realidade atual com mais clareza e, ao reassaltar a diferênça entre a visão e a realidade