contábeis
Clientes: necessitam conhecer a capacidade de pagamento, a liquidez, a rentabilidade e o endividamento, precisam considerar a capacidade de expansão, produção e realização de pesquisas e desenvolvimento de produtos da empresa, no aspecto do relacionamento futuro;
Acionistas: utilizam as informações para tomada de decisões e no sentido de avaliarem o retorno sobre o capital investido.
Demonstrações Contábeis ou Financeiras equivalem a um conjunto de informações apuradas e divulgadas pelas empresas, revelando os vários resultados de seu desempenho em um exercício social.
Demonstração do Valor Adicionado: valor da riqueza gerada pela empresa no período e sua distribuição.
Demonstração de Resultados do Exercício: expõe as receitas e despesas incorridas pela empresa em determinado ano;
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: grupo do Patrimônio Líquido e variações verificadas em determinado exercício;
As disponibilidades englobam saldos bancários livres a aplicações para resgate imediato. Esses recursos visam atender a todas as necessidades mediatas e relativas à atividade da empresa. No Realizável a Longo Prazo são consideradas contas de natureza similar das do ativo circulante, porém apresentando vencimento após o final do exercício social seguinte ao da elaboração do balanço.
São classificados como não circulantes todos os valores ativos cujo prazo de realização ultrapassar o final do exercício seguinte (prazo superior a um ano).
Os investimentos são considerados permanentes quando não destinados à negociação para especulação pura e simples sem nenhum prazo definido (como obras de arte, terrenos etc. que não se destinem às atividades da empresa).
O Passivo Exigível, tanto o circulante quanto o não circulante, é composto de dívidas, obrigações, riscos e contingências
As