Controlo interno
O sistema de controlo interno é um plano de organização, métodos e procedimentos definidos pela administração da entidade para a ajudar a atingir o objectivo de gestão, e de assegurar, tanto quanto for possível, a organização e eficiente conduta das suas actividades, incluindo a aderência às políticas da administração, a salvaguarda dos activos, a prevenção e detecção de fraudes e erros, a precisão e plenitude dos registos contabilísticos e a atempada preparação de informação financeira fidedigna.
Os objectivos de implementação de um sistema de controlo interno são: * A confiança e integridade da informação; * A conformidade com as políticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos; * A salvaguarda dos activos; * A utilização económica e eficiente dos recursos; * A realização dos objectivos estabelecidos para as operações ou programas.
Existem também alguns elementos fundamentais a ter em atenção quando se estabelece um sistema de controlo interno, tais como: * A definição de autoridade e atribuição das responsabilidades, tem como objectivo fixar e limitar as funções dos recursos humanos; * A segregação, separação ou divisão de funções, está relacionada com o facto de a função contabilística e a função operacional deverem estar separadas. Por forma, a que não seja possível a uma pessoa ter o controlo físico de um activo e, simultaneamente, ter a seu cargo os registos a ele inerentes. Além disso, nenhuma pessoa deverá ter a possibilidade de ser responsável por uma operação desde o início até ao seu termo; * O controlo das operações, tem como principal objectivo a sequência das mesmas, ou seja, o ciclo de autorização / aprovação / execução / registo, de acordo com os critérios estabelecidos; * A numeração dos documentos, dever ser efectuada tipograficamente e por sequência. Isto possibilita detectar quaisquer utilizações menos apropriadas dos mesmos. Se por qualquer motivo um documento for anulado depois