Controlo interno
Conceito e Objectivos do Controlo Interno
Na visão de Almeida (2010, p. 42), o controlo interno "representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objectivos de proteger os activos, produzir dados contabilísticos confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa".
De acordo com Costa (2000, p. 139), o Institute of Internal Auditors, no seu trabalho entitulado 'Standars of the professional practice of internal auditng', estabelece que os objectivos do controlo interno visam assegurar: - A confiança e a integridade da informação;
- A conformidade com as políticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos;
- A salvaguarda dos activos;
- A utilização económica e eficiente dos recursos;
- A realização dos objectivos estabelecidos para as operações ou programas.
Para Marçal e Marques (2011, p. 13) “Controlo Interno é uma forma de organização que pressupõe a existência de um plano e de sistemas coordenados destinados a prevenir a ocorrência de erros e irregularidades ou minimizar as suas consequências e maximizar o desempenho da entidade em que se insere”.
Ainda Marçal e Marques (2011, p. 14) diz que para o Tribunal de Contas Português, os objectivos do controlo interno são os seguintes: - a salvaguarda dos activos; - o registo e actualização do imobilizado da entidade; - a legalidade e regularidade das operações; - a integridade e exactidão dos registos contabiísticos; - a execução das políticas e planos superiormente definidos; - a eficácia da gestão e a qualidade da informação; - a imagem fiel das demonstrações financeiras.
Costa (2007, p. 205) corrobora com a definição dada por Almeida quando afirma que controlo interno “compreende ao plano de organização e todos os métodos e medidas adoptados numa entidade para salvaguardar os seus activos; verificar a exactidão e a fidedgnidade dos dados contabilísticos, promover a