controles e manejos
- Os manejos de controle são executados pelo corpo humano para transmitir alguma forma de energia à maquinas. Esses movimentos são alimentados continuamente por uma cadeia de ‘ação-informação-ação’.
-Os movimentos de controle devem seguir os movimentos naturais do corpo.
-Barnes criou os 22 princípios de economia de movimentos. Observa-se que é muito difícil executar 2 padrões diferentes de movimentos musculares simultâneos. A incompatibilidade tende a desequilibrar o operador.
-O estereotipo popular é a expectativa de um determinado efeito, manifestada pela maioria da população diante de uma certa situação.
-As pessoas adquirem certos estereótipos pelo treinamento e pela experiência no dia a dia.
-Alguns estereótipos são naturais, ou seja, inatos caracterizados pelo próprio organismo. Os movimentos de controle que seguem o estereotipo popular são chamados de compatíveis e os que contrariam, incompatíveis. Os compatíveis são aprendidos rapidamente e executados com mais confiabilidade. Muitos estereótipos são adquiridos por treinamento e uma vez estabelecidos é difícil modificá-los.
-Numa situação de emergência ou pânico, há uma forte tendência de retorno ao movimento compatível.
-Os movimentos incompatíveis devem ser evitados, sempre que possível durante os projetos. Se for impossível é interessante que todos os movimentos sejam então incompatíveis.
-Os canhotos (esquerda) são 10% da população, apesar de não ser um número desprezível todos os projetos são feitos para destros (direita). O grande problema está nos produtos assimétricos, é fato que o desempenho muscular é significativamente melhor quando usam a mão dominante.
-Os projetistas podem contribuir de 3 maneiras para superação dessa desvantagem:
1) Substituindo comandos que exigem muita velocidade e precisão, por outros.
2) Desenhando instrumentos simétricos de modo que possam ser operados indistintamente com a mão direita ou esquerda.
3) Desenhando produtos