Aula Prática Mitose
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
Aula Prática de Mitose
Brasília
2013
Introdução
“Onde uma célula surge, existia uma célula prévia, exatamente como os animais só surgem de animais e as plantas de plantas”. Isso foi o que o patologista alemão Rudolf Virchow propôs em 1958 sobre a continuidade da vida, ou seja, uma célula vem de outra célula e o único jeito de se conseguir mais células é por meio da duplicação dos componentes e divisão daquelas células que já existem. Todo esse processo é chamado de ciclo celular (BRUCE ALBERTS et. al 1999).
Segundo Carvalho e Pimentel (2001), as células passam por caminhos contínuos e descontínuos durante cada ciclo. Este é dividido em intérfase e mitose. A primeira é dividida em fase S, onde ocorre a síntese de DNA; fase ou intervalo G2, posterior à fase S e preparatória para a mitose; e fase ou intervalo G1, que ocorre entre a mitose e a fase S. A mitose também é dividida, só que agora em quatro fases principais: prófase, metáfase, anáfase e telófase (CARVALHO; PIMENTEL, 2001).
Como o objetivo do referente estudo era observar e identificar as quatro fases da mitose citadas anteriormente, estas serão explicadas mais detalhadamente na discussão.
Material e Métodos
A aula prática referente a esse relatório foi realizada em novembro de 2013 no Labocien do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) no período matutino durante a aula de Citologia ministrada pelo o professor junto com o monitor da disciplina. Estavam presentes aproximadamente 30 alunos, graduandos do primeiro semestre de biomedicina da universidade anteriormente citada.
Os materiais utilizados por bancadas foram algumas cebolas, bisturi, lâminas, lamínulas, água destilada, pipetas de Pasteur, placas de Petri, microscópio óptico e soluções de orceína acética, de álcool acético e de ácido clorídrico e álcool.
Para começar o experimento, escolheram-se várias