Extração de DNA
Centro de Saúde e Tecnologia Rural
Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
OBSERVAÇÃO E RECONHECIMENTO DAS FASES DA MITOSE NA REGIÃO MERISTEMÁTICA DAS RAÍZES DA CEBOLA
Daniela Lima de Maria
Tâmara Tatise Bispo Pereira
Professor Dr. Carlos Eduardo Alves Soares
Patos – PB
2014
INTRODUÇÃO A observação da mitose nos vegetais é feita normalmente nos vértices vegetativos da raiz, e a cebola (Allium cepa L.), apresenta locais onde as células estão em divisão intensa e são fáceis de isolar. A cebola é uma planta de porte herbáceo, com folhas cerosas e tubulares, de bulbo grande, solitário, sub globoso, formado de túnicas carnosas, as raízes são fasciculares (em forma de fios).
Segundo Pierce (2004), as células passam por diversas etapas durante seu desenvolvimento. Através desse processo, as instruções genéticas para as características são passadas da genitora para as células filhas. O ciclo celular é dividido em duas fases principais: Interfase e fase M (fase mitótica).
A interfase é a fase de crescimento e desenvolvimento entre as divisões celulares, muitos eventos importantes ocorrem em seu interior. A interfase é dividida em três fases: G1, S e G2. A interfase começa em G1, onde as células crescem e são produzidas as proteínas necessárias para a divisão celular. Após a G1, a célula entra na fase S, onde ocorre a duplicação do material genético. Após a fase S, a célula entra em fase G2, onde ocorre a síntese de moléculas e organelas, começando a preparação para a divisão e assim entrar na fase M.
A fase M, é o período de ativa divisão celular, inclui a mitose e a citocinese. A fase M é dividida em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Após a última fase da interfase, ocorre a primeiro estágio da mitose, conhecida como prófase. Nesse estágio ocorre a condensação dos cromossomos. Como o cromossomo foi