Controles na Administração Pública
TRABALHO DE TÓPICOS DE CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2013
BELO HORIZONTE
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho discorre sobre as normas e princípios da auditoria no setor público que são premissas que contribuem para o desenvolvimento da auditoria e auxiliam os auditores na formação de seus pareceres e relatórios.
Busca oferecer, sucintamente, a visão geral das atividades do auditor e o convívio, muito próximo, deste profissional com as normas legais e princípios que deverão ser seguidos para realização do controle interno e externo do setor público. A partir disso, compreenderemos o funcionamento da auditoria como forma de controle da administração pública.
A administração pública está vinculada ao cumprimento da lei e ao atendimento do interesse público. Para que isso aconteça, é necessário que o próprio Estado estabeleça mecanismos para impor e verificar o cumprimento de seus objetivos. As normas de auditoria são formas de controle da administração pública que foram desenvolvidas para dar credibilidade e assegurar à qualidade das auditorias e salvaguardar a responsabilidade dos auditores quando executarem o seu trabalho.
No intuito de facilitar a compreensão do trabalho, fez-se uma explanação a respeito das normas da auditoria no setor público, os princípios da administração pública no Brasil e as normas fundamentais do sistema de controle interno e externo. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia.
2. PRINCÍPIOS E NORMAS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO
2.1 CONCEITO DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
Não há um conceito unânime de auditoria governamental, embora haja algumas definições com grande aceitação. Esse conceito tem evoluído, refletindo o desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo.
Segundo as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União, a