Controle e Automação
ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas )
Aula-tema: Fundamentos do controle de Processos e Instrumentos para controle de processos.
Esta atividade é importante para que você conheça os principais fundamentos do controle de processos, bem como os instrumentos utilizados para essa finalidade.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
Pesquisar na bibliografia padrão/complementar ou na internet sobre os principais fundamentos do controle de processos. Fazer um breve resumo sobre os conceitos vistos.
Entregar ao professor.
Site sugerido para pesquisa
• SILVEIRA, Agnaldo. Fundamentos de Controle Clássico. Universidade Federal de
Santa Catarina. Disponível em: http://www.labspot.ufsc.br/~aguinald/ensino/eel7063/controle.pdf> e compartilhado em: https://docs.google.com/file/d/0B4DWrkB2Lh2sY01xbDZkbjd3Mms/edit?usp=shar ing >. Acesso em: 09 out. 2013.
Resposta:
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONTROLE AUTOMÁTICO
O primeiro controlador automático industrial de que há notícia é o regulador centrífugo inventado em 1775, por James Watts, para o controle de velocidade das máquinas à vapor.
Esta invenção foi puramente empírica. Nada mais aconteceu no campo de controle até 1868, quando Clerk Maxwell, utilizando o cálculo diferencial, estabeleceu a primeira análise matemática do comportamento de um sistema máquina-regulador.
Por volta de 1900 aparecem outros reguladores e servomecanismos aplicados à máquina a vapor, a turbinas e a alguns processos.
Durante a primeira guerra mundial, N. Minorsky cria o servocontrole, também baseado na realimentação, para a manutenção automática da rota dos navios e escreve um artigo intitulado “Directional Stability of Automatically Steered Bodies”.
O trabalho pioneiro de Norbert Wiener (1948) sobre fenômenos neurológicos e os sistemas de controle no corpo humano abreviou o caminho para o