Controle a Quarta Função Administrativa
E possui quatro etapas, que são: estabelecimento de padrões ou objetivos, avaliação do desempenho, comparação do desempenho ou do resultado com o padrão e quarta, ação corretiva.
O controle possui as seguintes características: orientação estratégica para resultados, compreensão, orientação rápida para as exceções, flexibilidade, autocontrole, natureza positiva, clareza e objetividade.
Que é mostrar a empresa quais atividades que de fato são essências de farão a diferença no para organização, apoiando planos estratégicos. Deve apresentar dados para a melhor tomada de decisão e alternativas rápidas, através de uma visão macro mostrando as variações que estão acontecendo e qual é a medida corretiva.
É preciso também modificações para encaixar-se em novas circunstancias e situações, além disto, é preciso que exista boa comunicação, participação dos envolvidos e confiabilidade das informações. De forma enfática deve mostrar o desenvolvimento, melhorias e mudanças diminuindo as penalidades. O respeito ao controle é importante, pois, deve ser levado como um propósito fundamental que é a melhoria de desempenho.
Através do controle podemos ter o parâmetro para a avaliação de resultados alcançados, organização direcionamentos.
Uma informação incorreta pode acarretar a morte de uma empresa. Muitas empresas chegam à falência por falta de controle, o que gera um mau planejamento e desajustes.
O processo de controle consiste em estabelecer objetivo, avaliação de desempenho, comparação de desempenho com o padrão e adotar ações corretivas.
Após a avaliação de resultados parabenizamos ou procuramos os gargalos que impediram o alcance do resultado desejado. É de extrema importância para uma avaliação eficaz que se procure o problema e não a pessoa.
Existem alguns tipos de controles, estratégicos, táticos e