Trabalho Inf Ncia E Cultura
Centro de Educação e Humanidade
Faculdade de Educação
Disciplina: INFÂNCIA E CULTURA
Professor: WALTER
Aluna: Natasha Freitas
TURMA 1
O que é a escola ou escolar e qual o papel do professor nela?
Elaboração de uma concepção com que os autores trazem e com o que você pensa.
Baseado nos capítulos 2 e 4 do livro Em defesa da Escola de Jan Masschelein e Maarten Simons
Podemos dizer que o papel da escola é de suma importância na formação do homem. Na teoria, a escola deveria ser um espaço onde educador e educandos trabalhariam valores sociais, ética e cidadania na busca de uma sociedade justa e ciente de sua força política. Na prática, confunde-se a escola como um espaço preparatório para vestibulares e para o mercado de trabalho, formando pessoas ambiciosas e descompromissadas socialmente.
Masschelein apresenta uma concepção em que educar refere-se, propriamente, a uma educação que não visa tornar o aluno mais consciente ou desperto, e sim, atento. O autor nos coloca diante de uma proposta diferente, na qual educar o olhar se aproxima de e-ducere, isto é, “levar para fora”, “conduzir para fora”, num sentido em que o mundo (e alteridade) que nos circunscreve adquire importância e deve ser examinado.
Educar o olhar não se trata de uma forma de administrar a percepção do aluno, como se este fosse um receptáculo de conteúdos. O sentido do educar está em expor o sujeito, deslocá-lo de sua centralidade de sujeito do conhecimento, propriamente dito, de modo que, pela força da sua experiência, possa estabelecer relações não representacionais com o mundo e com o seu Outro. Segundo Masschelein, a atenção é o estado mental no qual o sujeito e o objeto estão em jogo, um estado de abertura ao mundo para que este se apresente e, através de sua evidência afete o pensamento, lhe transforme. Assim, a dimensão transformadora da experiência é um elemento que escapa a ordem explicadora, e pode indicar uma aprendizagem efetiva.
Educar