Controle imobilizado Frigorifico
O projeto em questão tem como objetivo definir, propor e implantar um sistema de controle interno capaz controlar o ativo imobilizado da empresa Frigorífico Torino Comércio de Carnes Ltda., tendo como base a implantação de um controle patrimonial capaz de tratar com mais eficiência e eficácia os registros dos bens destinados á manutenção das atividades ou exercidos com a mesma finalidade, necessários a realização dos objetivos sociais da empresa.
A empresa Frigorífico Torino Comércio de Carnes Ltda. não possui um controle patrimonial eficaz, motivo pelo qual iniciamos este estudo, visando à implantação de um controle patrimonial de Ativos Fixos com o objetivo de manter os bens da empresa controlados de forma física compatível com os registros contábeis.
Como foi dito, esse controle patrimonial não é exercido de forma adequada, e os registros não condizem com a realidade dos imobilizados pertencentes à empresa. Não se tem o controle de todos os bens que entram, saem ,que são baixados ou transferidos de um setor para o outro.
Qualquer tipo de empresa, independente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa. As empresas estão obrigadas a seguir a legislação referente à demonstração do ativo patrimonial em seus registros. Dentre essas escriturações, o registro do ativo imobilizado se torna necessário, favorecendo o controle não só da fiscalização, mas principalmente o controle da própria empresa. A falta de um controle adequado pode propiciar inúmeras falhas e pode vir a trazer prejuízos à mesma.
Controlar as imobilizações permanentes em maquinas, equipamentos, ferramentas, veículos, móveis, utensílios e etc, é uma atividade necessária para se alcançar os objetivos sociais da organização, além de, através deste controle, apontar depreciações, furtos, extravios e valores defasados dos imobilizados e a verdadeira realidade do balanço patrimonial da empresa.
Diante dos fatos, constatamos a real necessidade