Controle estrategico
CONTROLE ESTRÁTEGICO
Controle Organizacional
Significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades que ocorrem dentre da organização. Quando as medidas de desempenho são significativamente diferentes dos resultados planejados, a administração faz as correções para garantir que estes sejam alcançadas.
Processo de controle * O controle começa se confere o desempenho, analisam os padrões, o resultado dos padrões é equivalente (planejamento x realizado), o trabalho continua e se faz melhorias. Caso contrário, não havendo a equivalência entre os padrões, entra-se com uma ação corretiva (mudança de planos, organização ou métodos de influência), após se inicia uma nova situação, consequentemente se alcança a equivalência entre os padrões, o trabalho continua e se fazem melhorias para aperfeiçoamento.
Controle Estratégico
Fornece o Feedback, que é fundamental para determinar se todas as etapas estabelecidas anteriormente são apropriadas, compatíveis e se funcionam adequadamente.
Tem a finalidade de ajudar a administração a atingir metas organizacionais, monitorando e avaliando.
Processo de Controle
1ª Etapa: Medir desempenho Organizacional
Esta medição é feita por uma auditória estratégica, considerando dois recursos importantes. Os métodos de medição podem ser Qualitativos (resultam de dados resumidos de modo subjetivo e estruturado antes que quaisquer conclusões seja traçada) e Quantitativos (resultam de dados tratados quantitativamente).
2ª Etapa: Comparar o desempenho organizacional com os objetivos e os padrões estabelecidos.
Os padrões são estabelecidos para refletir os objetivos organizacionais, como marcos que indicam níveis aceitáveis de desempenho.
Exemplo de padrões:
Lucratividade, Produtividade, Liderança do produto e etc.
3ªEtapa: Determinar a ação corretiva necessária
Ação corretiva é definida por uma mudança no funcionamento da organização para garantir o alcance dos