Controle Estratégico
Qual o significado da palavra controle em toda sua abrangência dentro de uma organização? Controlar seria apenas, monitorar as tarefas dos funcionários? Hoje em dia, o conceito de controle se aplica de uma forma muito mais ampla e envolve praticamente todos os setores de uma organização. Pois controlar é um processo que consiste em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos de acordo com o planejamento realizado.
Como é feito esse trabalho e qual a sua importância dentro da organização são alguns aspectos levantados neste trabalho. O processo de controle aplica-se a toda a organização, pois todos os aspectos de seu desempenho devem ser monitorados e avaliados, segundo objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos principais, que são estratégico, administrativo e operacional.
Dos três níveis citados, o que dará o foco principal a esta pesquisa é o estratégico. É neste nível que se centralizam as tomadas de decisões mais importantes por um administrador. Que para obter um desempenho eficiente deve contar com informações relevantes e precisas, o que só é possível se houver um controle rígido sobre tudo o que acontece na empresa. Pretendemos, pois, definir o que é controle estratégico, quais são seus componentes essenciais, qual a influência das pessoas nesse processo e quais os métodos e instrumentos que podemos utilizar para conseguirmos um controle eficiente.
2 CONTROLE
Dentro de uma organização o processo de controlar envolve acompanhar, medir, comparar resultados, previstos e realizados e a partir disso tomar medidas corretivas para continuar dentro do planejamento traçado, em busca dos objetivos e metas predeterminados. Em linhas gerais, podemos dizer que controlar significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades que ocorrem dentro de uma organização, fazendo com que algo aconteça como foi planejado.
O controle começa com a coleta e a