Controle Estatístico do Processo
Prof. Msc Marco Antonio de Paula
Introdução
Durante a fabricação, as peças produzidas não são exatamente iguais entre si e nem exatamente igual à especificação do projeto.
As peças apresentam, assim, "erros" em relação ao desenho teórico, os quais devem ser mantidos dentro de limite de tolerâncias. Erros ou defeitos são as faltas de conformidades ou não conformidades de um produto ou processo em relação aos padrões pré-estabelecidos ou às especificações de projetos. As não conformidades podem ser de natureza geométrica, física, química, funcional, estética, etc..
As não conformidades podem ser de duas maneiras distintas:
Não conformidades por variáveis: Quando é possível medir a grandeza analisada através de instrumentos de medição. Ex.: Diâmetro de um componente, Resistência mecânica, etc..
Não conformidades por atributos: Quando é possível apenas constatar a característica analisada. Obtém-se apenas informações qualitativas, geralmente de maneira visual ou através de calibres passa-não-passa. Ex.: Manchas de pinturas, painéis
4
desalinhados, filamentos quebrados em lâmpadas.
Tipos de CEP:
Tem-se dois tipos de CEP, em função das não conformidades: Controle por atributos ou por variáveis:
Atributo: Se a característica é qualitativa, ou seja, uma grandeza que não é mensurável mas pode ser contada. Geralmente, são contados número de defeitos ou não conformidades com relação a um determinado padrão;
Variável: Se a característica é mensurável, quantitativa. Pode-se usar instrumento de medição (paquímetro, micrômetro, torquímetro, balança, termômetro, etc.)
Seleção da característica para aplicar o CEP:
Característica Crítica: Em geral o número de características de qualidade envolvidas no processo é bastante elevado. Devem ser selecionadas aquelas características essenciais para o processo, equipamento ou produto ⇒ Características Chaves ou críticas. Critério de seleção da(s)