Controle estatístico de processo
Disciplina: Tratamentos de dados
Professor: Wanderlei
Nome do aluno: Fábio Stefenon
Curso: Tecnólogo em Automação Industrial
Índice:
1. Definição Estatística
2. Controle estatístico de processo
3. Histórico
4. Uso do controle estatístico na qualidade.
4.1Princípios básicos
5. Gráficos de controle
5.1 Formas de aplicação
5.2 Benefícios dos gráficos de controle
6. Padrões e limites
6.1 Processos sob e fora de controle.
6.2 Estabilidade do processo
7. Capacidade de processo
7.1 Capabilidade de processo
7.1.1 CP- Capacidade do Processo
7.1.2 CPK- Capacidade de Processo com Deslocamento
8. Amostragem
9. Implementação do CEP
10. Conclusão
11. Bibliografia
1.0-Definições Estatísticas.
A Estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los,interpretá-los e deles extrair conclusões (TRIOLA, 1998).
2.0 – ControlesEstatístico de Processo
O controle estatístico é exercido com várias finalidades. Inicialmente há necessidade de ser mais bem entendido o significado da palavra "controle". O controle pode ser definido como uma atividade caracterizada pelo ajuntamento de certa quantidade de informações com o objetivo de compreender um determinado fenômeno. Aí, tem-se o controle analítico. A interpretação dessas informações à luz da Estatística denomina-se controle estatístico, e pode levar à decisão de se exercer influência sobre o fenômeno, visando alterações em seu comportamento. Ao conjunto de ações que alteram um fenômeno, dá-se o nome de controle operacional.
O Controle Estatístico de Processo ou Controle Estatístico de Fabricação tem como objetivo acompanhar passo a passo o processo de fabricação de um determinado produto. Evidentemente, essa atitude, por avaliar antes de se chegar ao produto final, tem uma componente preventiva e por isso mesmo tem um reflexo positivo sobre os custos de fabricação.
3.0 –