Controle de temperatura em telhados
As edificações, não importam de qual tipo seja, estão expostas a diversas ações que ocorrem durante o dia, assim como vento, chuva, radiação solar. Essas ações variam muito ao longo do dia e do ano, de acordo com sua determinada região, em certos lugares a temperatura é muito elevada, em outros é muito baixa.
Por existir essas variações, antes do planejamento e projeto da construção, é de extrema importância o estudo do clima e das variações da região para um melhor aproveitamento do espaço e das mudanças climáticas. A partir desse estudo podemos dar inicio ao projeto, onde devem existir estruturas que controlem a temperatura para que no verão a edificação não fique muito aquecida e no inverno não fique muito fria.
A melhor forma de ter esse aproveitamento é nas coberturas, ou se for em uma região muito quente, em uma arquitetura mais ventilada, aberta.
Além do controle de temperatura, devemos ficar atentos na eficiência energética, que é quando usamos menos energia para fazer a mesma tarefa, o uso da eficiência energética não é apenas para reduzir o consumo de energia e pagar menos, mas também para diminuir a poluição e ter o controle térmico.
04
Controle de Temperatura em Coberturas
O mercado da construção civil oferece diversas formas de controlar a temperatura através das coberturas, algumas delas são:
Isolante Térmico (Manta) * Manta Refletiva
A manta refletiva é composta por Kraft reforçado por trama de fios, pode ter apenas um lado refletivo com folha de alumínio ou os dois. É uma solução econômica e bem eficiente, refletindo cerca de 95% da radiação solar no telhado.
Ela tem duas finalidades: no verão impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, proporcionando um clima mais ameno, gerando economia de energia pelo pouco uso do ar condicionado. No inverno impede que o calor produzido no ambiente escape com facilidade, proporcionando temperatura agradável.
A manta é instalada entre os caibros e as ripas, sendo