TELHADO VERDE
Ciro Guimarães Sousa*
Marcos Jorge Almeida Santana**
RESUMO: A constante transformação sofrida pelo meio ambiente, em virtude da degradação do mesmo por parte do homem, exigiu dos engenheiros civis, agrônomos e arquitetos uma pesquisa no desenvolvimento de novas técnicas construtivas através da utilização de materiais sustentáveis e projetos mais ecologicamente corretos, visando a conservação e manutenção da vida natural para as gerações atuais e futuras.
Como solução para combater, dentre outros fatores, a impermeabilização do terreno gerado pela urbanização e crescimento das cidades, as coberturas verdes surgiram no intuito de devolver o verde natural das áreas livres acarretando em diversos benefícios aos seus usuários.
A Ecotelhado, única empresa atuante no mercado brasileiro que utiliza tal método, desenvolveu uma telha ecológica que proporciona diversas vantagens sobre as telhas comuns. Este trabalho tem como objetivo divulgar os principais materiais e métodos executivos da cobertura verde desenvolvidos pela fabricante da ecotelha, bem como suas principais características no que diz respeito a solução alternativa de construção para um ambiente mais sustentável.
Palavras Chave: Coberturas verdes; Ecotelhado; Bio-construção.
1.0 Introdução
1.1 Problemática
O homem tem transformado profundamente a natureza, destruindo espécies de animais e vegetais, desviando cursos de rios, cortando montanhas, drenando pântanos e amontoando toneladas de detritos no ar, na água e no solo. Isto afeta a sua saúde e o seu bem-estar visto que a qualidade de vida do homem está diretamente relacionada com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições físicas, químicas e biológicas (SOUZA 2008).
Durante muito tempo a engenharia civil foi uma das vilãs do meio ambiente, pois era responsável, junto com os setores industriais, agrícolas e agropecuários pela devastação