Controle de qualidade de comprimidos
CURSO DE FARMÁCIA
Controle de Qualidade
Losartana Potássica
Vassouras
2011
1- Introdução
O controle de qualidade dos medicamentos é de suma importância, para que se possa checar a legitimidade da matéria-prima, dosar e pesar a quantidade do medicamento, comprovar que as características físicas e químicas são adequadas, possibilitando a maior qualidade e eficácia da terapêutica. Para realizar tais testes para o controle de qualidade foram formuladas as farmacopéias, que possuem a padronização dos requisitos de qualidade dos medicamentos e os procedimentos adequados.
1.1- Hidroclorotiazida A Hidroclorotiazida é um diurético tiazídico usado principalmente na hipertensão arterial. A Hidroclorotiazida pertence ao grupo dos saluréticos e atua no túbulo distal do nefrón a nível do cotransportador sensível das tiazidas (TSC) que é um canal de simporte Na+/Cl-. Deste modo há uma maior excreção de NaCl e de água (por efeito osmótico). Esta perda de água aumenta a diurese e diminuí o volume líquido extracelular é conseqüentemente baixa a pressão sanguínea.
[pic]
Testes exigidos para o controle de qualidade
A- identificação: • Pesar e pulverizar os comprimidos. Agitar quantidade do pó, equivalente a 10mg de Hidroclorotiazida, com 20 ml de acetona. Filtrar e evaporar o filtrado até a secura. O resíduo responde ao teste; • Cromatografia em camada delgada, utilizando-se sílica gel;
B- Teste de segurança Biológica: • Contagem do número total de micro-organismos; • Pesquisa de micro-organismos patogênicos;
C- Doseamento: • Espectrofotometria de absorção no ultravioleta; • Monografia de Hidroclorotiazida: pesar e pulverizar 20 comprimidos. Transferir quantidade do pó equivalente a 30mg de Hidroclorotiazida para balão volumétrico de 200 mL, adicionar 20 mL de Fase móvel e deixar em ultrassom durante 5 minutos. Adicionar 20 mL de acetonitrila e deixar em ultrassom durante 5 minutos.